Make your own free website on Tripod.com

MENSAGENS FINAIS

QUEM SOMOS

NISTO CREMOS

ESTUDOS

JUDICIAIS

CARTAS

 O Calendário das Mudanças!

1.   1893 --- MARCO INICIAL DA DOUTRINA DA TRINDADE NA IGREJA ADVENTISTA:
A publicação de um folheto contendo a transcrição de um artigo de jornal de New York, da autoria de um Bispo Episcopal. Emprega a palavra "Trindade" sendo a primeira vez que aparece a palavra numa publicação Adventista. Mas, diz que Deus Pai é maior do que o Filho. Portando, não se tratava da doutrina católica, onde os 3 são iguais.  Clique:
http://www.alvorada.us/bezerro%20de%20ouro.htm

(fato histórico reconhecido no livro A Trindade, escrito por 3 professores da Universidade de Andrews, como a origem da doutrina da Trindade na Igreja Adventista. Esconderam o fato que o autor era um Bispo Episcopal)


2.
  1913 (Novembro) --- F.M.Wilcox Diretor das publicações Adventistas, num artigo de letras muito pequenas, apresenta um parágrafo com a doutrina da Trindade. Aproveitaram-se do precário estado de saúde de Ellen White já com 84 anos.
(fato mencionado no livro A Trindade, escrito por 3 professores da Universidade de Andrews)
http://www.alvorada.us/0077.htm


3.   
1919 --- Uma discussão no Congresso da Bíblia em São Francisco. Calif.  Muita animosidade entre os defensores da Trindade, sendo preciso uma intervenção do Presidente Daniel para acalmar os ânimos.

4.   
1925 --- Uma série de reuniões através dos US feitas pelo professor e históriador da Andrews, LeRoy E. Froom defendendo a doutrina da Trindade. Le Roy E. Froom revela em seu livro que foi buscar a doutrina da Trindade em autores não denominacionais.

LeRoy E. Froom
 

 "Não existiam prévias pegadas em nossos livros e literatura. Eu fui obrigado a pesquisar em livros fora da nossa fé. Em vista disso,  ......alguns desse homens tinham pontos de vista mais profundos das coisas espirituais de Deus, que muitos dos nossos próprios homens tinham então sobre o espírito Santo e a vida triunfante."  Movement of Destiny page 322 LeRoy E. Froom

http://www.alvorada.us/0043.htm

(autor mencionado no livro das 27 doutrinas da Igreja Adventista)


5.  
1931 --- Numa reunião de portas fechadas e sem autorização, 4 administradores decidem publicar no Year Book a doutrina da Trindade. F.M.Wilcox, (um dos participantes da reunião) foi o mesmo que publicou o "balão de ensáio" de 1913.    (M. E. Kern, E. R. Palmer, C. H. Watson, F. M. Wilcox)
http://www.alvorada.us/0099.htm

6.   1940 --- Censura nos livros da igreja e caça aos livros de Urias Smith. Alegando serem livros raros, solicitavam como  doação para "serem preservados", mas na realidade foram todos queimados.
Ano em que apareceu o livro Evangelismo com as declarações de Ellen White falsas.

 Professor de História da Igreja Adventista na Andrews University, conta em seu livro como manipularam os livros da igreja.
George R. Night


Acompanhe a nossa tradução:
Página 152:

"...especialmente durante os anos de 1940."
 
"Esta década por exemplo, testemunhamos o esforço por parte de alguns em "limpar" e consertar a literatura e as publicações Adventistas. Três áreas ilustram essa tendência.
A primeira preocupação era a Trindade.  Como mostramos nos prévios capítulos, os Pioneiros Adventistas eram em grande parte anti-Trinitarianos e semi-arianos."


(
pág.155)
"A segunda importante iniciativa para "limpar" a literatura Adventista, de forma a mostrar a denominação mais ortodoxa, teve a ver com a natureza humana de Cristo." (assunto diretamente ligado à doutrina da trindade)
Clique aqui para ver as imagens e a tradução:



7.    
1946 --- Os opositores da doutrina da Trindade conseguiram interpor na Assembéia da Conferência Geral, uma decisão impedindo qualquer "mudança de gabinete" como foi a de 1931 onde só 4 administradores mudaram a doutrina:
"Qualquer mudança na doutrina só poderá ser feita em Assembéia da Conferência Geral." (Legalmente, anulava a publicação do Year Book de 1931 e posteriores)
A Review and Herald, June,14 1946 (pg.197) publicou a decisão da Assembléia da Conferência Geral: " We recommend: 1. That the Church Manual be revised and all changes or revision of policy that are to be made in the Manual shal be authorized by the General Conference session."  (Qualquer revisão nas doutrinas da Igreja deve ser feita pela Assembléia da Conferência Geral)

 

 http://www.alvorada.us/ata1946.htm

8.  
1950 --- As Divisões promovem cursos para pastores antigos, onde deveriam ser re-doutrinados segundo a nova teologia Adventista. Pastores que mostrassem resistência à doutrina da Trindade deveriam ter notas baixas, para se sentirem inseguros no emprego e se submeterem à nova teologia Adventista.

9.
  1980 --- Conferência Geral de Dallas, Texas. --- Neil Wilson temendo as discussões que a mudança para a Trindade poderia ocasionar, maquinou um plano para a doutrina da Trindade ser aprovada pelos delegados da Assembléia Geral, na forma de um livro, não obstante, à decisão de 1946, fazendo  aprovar "um livro de 450 páginas", sem ninguém saber o que continha o livro, ou se estavam mudando a doutrina da igreja. (Livro das 27 doutrinas)  Neil Wilson temia uma discussão pública sobre o assunto e praticou um ESTELIONATO !
Assim, não se discutiu a mudança e apenas se aprovou um livro contendo as novas doutrinas, ---  Uma autentica velhacaria e estelionato ! 
Veja:
"a mais recente decisão teve lugar na Conferência de Dallas, Texas em 1980". http://www.alvorada.us/0006.htm

10.
  A partir de 1980 por ordem da Divisão Sul Americana, começaram a cortar todos os membros que se declaram contra a doutrina da Trindade, ou tão somente promovam reuniões domiciliares para o estudo do assunto. Dezenas de Adventistas foram expulsos da igreja no sul da Bahia e em Fortaleza.
Recentemente, dezenas de Adventistas tem sido expulsos em Brasília, Niterói e em várias cidades do Brasil.
Os membros da igreja são cortados sem direito de se defenderem, e
os pastores violam o Direito Constitucional do cidadão de promover reuniões, sem sofrer qualquer tipo de coação.

Nos Estados Unidos, a política em relação aos opositores da doutrina da Trindade é bastante discreta e tolerante, pois nenhum pastor ousaria enfrentar as leis dos "Civil Rights", frequentemente desconsideradas no Brasil.
 

A RAZÃO DA MUDANÇA :
A principal razão da mudança, era distanciar o máximo possível das Testemunhas de Jeová.
Charles Taze Russell, o fundador das Testemunhas de Jeová, tinha sido Adventista, (razão por não acreditarem na Trindade) e a comunidade evangélica americana conhecia os Adventistas como:
"Uma seita do grupo das Testemunhas de Jeová".
Isso tornava os Adventistas uma das 2 seitas de maior rejeição entre a população dos Estados Unidos.

A população americana ainda não havia esquecido do "grupo de fanáticos" que anunciou a volta de Cristo para 1844 e mais tarde pregava que os Estados Unidos era a segunda besta do Apocalipse, e que conspirava para matar os guardadores do sábado.

Os Testemunhas de Jeová por sua vez, não admitiam a transfusão de sangue, não saudavam a bandeira dos Estados Unidos, e outras provas de fanatismo.

NOTA: Mensagens Finais - Em nome de um pretenso ECUMENISMO, a igreja tornou-se trinitariana para deixar de ser conhecida como seita e assim tornar-se "igreja"!


Cópia da Enciclopédia Britânica confirmando que Russell foi Adventista, ver no link embaixo.

 

Encyclopædia Britannica

Russell, Charles Taze
Encyclopædia Britannica Article

Charles Taze Russell

born Feb. 16, 1852, Pittsburgh, Pa., U.S. died Oct. 31, 1916, Pampa, Texas
 

byname Pastor Russell   founder of the International Bible Students Association, forerunner of the Jehovah's Witnesses (q.v.).

By the time he was 20, Russell had left both Presbyterianism and Congregationalism because he could not reconcile the idea of an eternal hell with God's mercy. He had drifted into skepticism when a chance encounter with some Adventists…

Tradução Automática:

byname Pastor Russell   fundador da Associação Dos Estudantes Da Bíblia Internacional, precursor do Jehovah Testemunhas (q.v.).

Pelo tempo ele foi o 20º, Russell tinha deixado ambos Presbyterianism e Congregationalism porque ele não pode reconciliar o idéia de um inferno eterno com a piedade de Deus. Ele tinha caído para o ceticismo quando um acaso encontrar-se como Adventists…

Clique aqui para confirmar:
    http://www.britannica.com/

 

HOME